7 Usos do Container na Cultura e na Arte
O container atrai pessoas de todas as idades e classes sociais e por este motivo, o ícone do transporte naval e que se transformou no ícone da construção sustentável é muito aderente para ser utilizado para promover a arte e a cultura de maneira efêmera. A modularidade do container permite uma padronização do espaço para o artista ou instituição e, na visão do expectador, comparar o mesmo uso deste espaço em diferentes expressões da arte e da cultura, seja no mesmo evento ou não. Esperamos que este artigo desperte talentosos empreendedores brasileiros para investir em eventos que proporcionem esta multi pluralidade em alguns metros cúbicos...
1) Photoville, Estados Unidos
A Photoville é uma exposição anual de fotos que abre espaço principalmente para jovens fotógrafos. No evento diversos temas são apresentados em uma exposição gratuita. São 265 artistas e 52 containers sendo utilizados para exposição. Em 2014, a expectativa é receber cerca de 80 mil visitantes.
2) Container Art, Canadá
É uma exposição de arte urbana, itinerante e adaptável. Esculturas, pinturas e fotografias de artistas contemporâneos locais e de diversas partes do mundo são expostos em containers espalhados pela cidade. A exposição é uma espécie de franquia que visa desenvolver uma rede global. Já está em sua quarta edição.
3) ContainR, Canadá
Também no Canadá, este evento promove as artes visuais e sonoras. A maioria das apresentações são gratuitas ou no conceito pague o quanto puder (coisas bacanas de países de primeiro mundo). As performances e apresentações são realizadas dentro dos containers.
4) Sui Jianguo, China
A exposição, que leva o nome do artista que é professor e presidente nas Belas Artes de Pequim e um dos mais influentes e importantes da China, é muito interessante e demonstra em grandes letras vazadas - no ícone container - a magnitude do país nas exportações.
5) Jike, China
O projeto do designer de produto utiliza um container de 20 pés e permite uma integração com o meio-ambiente através de sistemas de ventilação tridimensionais e muitas janelas no entorno do container e no teto. Acredito que o conceito é bacana para ser utilizado no quintal de casa ou de empresas como um espaço alternativo, principalmente se combinado com deck de madeira, jardim e espelho d água.
6) Tokio Designers Week, Japão
Trata-se de uma feira voltada para designers e que utiliza o container como elemento para expor e como objeto de arte e comunicação. As exposições são bem bacanas, diferentes e criativas.
7) Contém Cultura, Brasil
Projeto modesto, mas real! Trata-se de uma biblioteca volante e espaço cultural com cerca de 300 obras de literatura, exibição de curta-metragem, palestras e áudio-visual sobre prevenção da saúde, oficina de criação e manipulação de bonecos e máscaras, oficinas de cartonaria, rodas de história, educação ambiental, etc.