Escritório em container feito para mudar de lugar

Escritório em container feito para mudar de lugar

Quando se pensa em container, até por conta de sua função primária, a primeira coisa que vem à mente é sua transportabilidade. Infelizmente, quando se fala em casas com containers, nem sempre esse é um fator observável. A depender do projeto, o transporte da casa para outro local não é simples e há vezes em que até impossível, já que seria necessário destruir parte da casa para isso.

Porém, há projetos que são pensados justamente para esse fim: serem transportados. É o caso desse escritório em Copennhagen, na Dinamarca, projetado pelo escritório Arcgeny (responsável pelo projeto desta casa que já postamos aqui no blog).

Sabendo que o escritório precisaria ser transferido de local em breve, os responsáveis pelo projeto resolveram utilizar containers empilhados para sua formação. Os containers foram, basicamente, apenas empilhados, sem muitas outras estruturas de outros materiais, o que torna seu processo de montagem e desmontagem muito mais facilitado. O empilhamento foi de três andares, o que garantiu uma área de 660 metros quadrados. As paredes externas foram todas pintadas de cinza, para criar uma aparência uniforme de edifício. De um modo geral os containers foram mantidos com seus aspectos naturais.

O interior é formado basicamente por salas de trabalho e espaços com funções secundárias, como salas de reuniões, oficinas e armazenamento. O clima escandinavo foi o aplicado no interior, com tons mais neutros e poucos objetos decorativos.

O espaço entre os containers foi usado para criar áreas flexíveis para as funções primárias de trabalho. Já o interior dos containers foram destinados às funções secundárias (salas de reuniões, oficinas e armazenamento). A estrutura toda do prédio foi erguida em apenas dois dias.

Os containers foram "envolvidos" com painéis sanduíche de alto desempenho para garantir isolamento térmico. Esses e os demais revestimentos foram aparafusadas diretamente nos containers, tornando mais fácil a desmontagem posterior. As janelas contam com vidros triplos em quase todas as áreas, o que facilita ainda mais no processo de isolamento térmico, garantindo os arquitetos que o escritório requer apenas uma pequena quantidade de aquecimento no inverno, considerando seu tipo e localização, assim como apenas as janelas abertas para resfriá-lo naturalmente no verão.

A parte que a natureza mais agradece neste projeto é que há uma estimativa de 90% por cento de materiais recicláveis na obra.

O período total de construção do escritório foi de quatro meses e teve um custo de cerca de € 800 (US $ 889) por metro quadrado. Em comparação, um escritório de outros materiais que não container, mas com dimensões e características similares, na área, custaria cerca de € 2.200 ($ 2.446) por metro quadrado.

Quem gostaria de trabalhar em um local assim?

Acompanhe as nossas redes sociais

WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial BR1 www.br1containers.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×