Projeto de moradia estudantil em container

Projeto de moradia estudantil em container

Muitos projetos de containers modificados estão pelo mundo todo

Creio que uma das coisas que mais combina com sustentabilidade é moradia estudantil. Mostrar aos estudantes outras visões sobre construção, moradia, reaproveitamento de materiais etc. é uma das melhores formas de criar uma nova geração mais consciente. Verificar na prática que eles funcionam é garantir a difusão dessas ideiais.

Felizmente há muita gente investindo nessa ideia. Hoje vamos falar dessa acima, pensada por uma empresa dinamarquesa chamada Bjarke Ingels Group, que concluiu recentemente um protótipo de habitação flutuante sustentável para estudantes que vivem em Copenhague.

O projeto foi encomendado pelo Rigger Urban, que teve a ideia de desenvolver um sistema de habitação revolucionário e inovador flutuante, que tivesse um impacto positivo sobre a situação da habitação para estudantes na Europa, bem como uma busca por preencher um nicho inexplorado e geograficamente independente que são os milhares de quilômetros de cais não utilizados em frente aos portos e canais em todo o mundo.

Copenhage parecia perfeita como ponto de partida, já que uma das dez cidades mais caras do mundo para se viver, colocando pressão sobre muitos, especialmente os jovens.

A moradia estudantil, feita de containers reutilizados, foi concebida de uma forma que torne possível, fácil e rapidamente, replicar o projeto em qualquer lugar.

Foi feita com 9 containers que repousam sobre uma base flutuante, situada no porto de Copenhage. Toda a estrutura conta com 680 metros quadrados, que são divididos em áreas íntimas, um pátio comum com jardim, uma área para churrasco e uma área de estar. A estrutura também dispõe de um terraço comum, um telhado verde e um espaço com 12 salas de armazenamento, uma lavandaria e uma sala com os maquinários elétricos e hidráulicos.

Os containers utilizados foram deixados praticamente intactos, senso feitos apenas recortes para as janelas e portas, conforme necessário. A fachada exterior foi deixada no estado original, enquanto as paredes internas foram revestidas de madeira e drywall. Os quartos são confortáveis, espaçosos e decorados com peças simples, mas funcionais. As janelas do chão ao teto deixam entrar muita luz natural e oferecem excelentes vistas para o porto. Um isolamento adequado foi uma das principais preocupações para este projeto, sendo que usaram um aerogel altamente isolante, especial desenvolvido pela NASA, o que torna o espaço confortável para viver durante todo o ano.

A moradia também dispõe de um telhado com painel solar e possui um sistema de troca de calor, que utiliza água do mar para aquecer e resfriar o interior.

O aluguel mensal para uma das unidades sai por cerca de US $600 e eles estão trabalhando atualmente em avaliar e aperfeiçoar o protótipo. A Suécia logo irá começar a construção de um projeto com 24 unidades e ainda se está pensando em adaptar o projeto de modo que possa ser utilizado para alojar refugiados.

Sensacional, não?

Acompanhe as nossas redes sociais

WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial BR1 www.br1containers.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×