Casal vive em casa feita com containers há 6 anos
A primeira casa container brasileira abriga, com conforto, o arquiteto Danilo Corbas, sua esposa e, claro, seus cachorros e gatos
Ao visitar os sogros, que moravam em um catamarã em Salvador, o arquiteto Danilo Corbas, fundador do escritório Container Box, teve seu primeiro insight sobre casas alternativas, montadas com espaços mínimos e não exatamente tijolos e cimento.
Daí em diante vieram referências diversas, como as experiências europeias com containers e uma conversa com o pai da esposa, que trabalhou em plataformas de petróleo e dormiu muitas vezes em alojamentos deste tipo. O resultado: A casa que Danilo faria para ele seria em um container, ou melhor, quatro.
“Eu estava em busca de uma mudança de estilo de vida, morava em São Paulo, no agito da Vila Madalena, e então encontrei este terreno na Granja Viana e só tive que negociar com minha esposa, que é diretora de arte e logo topou a ideia!”, conta o arquiteto que optou por trabalhar com o contraste entre a tranquilidade da região e o estilo industrial de seu novo projeto - o primeiro do tipo no Brasil.
No total foram usados quatro containers marítimos de 40 pés, ou seja, cada um com 12 m de comprimento e 2,90 m de altura. No total o lar ocupa 196 m² dos 860 m² do terreno. São dois andares nos quais estão distribuídos três quartos, sala de estar, sala de jantar com cozinha integrada, escritório, três banheiros, área de serviço, garagem coberta e varandas.
Além do caráter inovador, o projeto também possuí apelo sustentável, uma vez que usa containers em desuso, reutilizando um material de difícil descarte e economizando recursos como areia, tijolo, cimento, água e ferro - o que consequentemente diminui o volume de entulho gerado pela obra.
A casa container ainda incentiva, ao menos indiretamente, o aumento da área verde, já que plantar árvores ao redor da casa e a instalar um telhado verde, são ações quase que necessárias para amenizar o calor causado pela estrutura.
Pensando nisso o projeto ainda tem um cuidado especial com as janelas para garantir a ventilação cruzada da casa e diminuir o uso do ar condicionado, além de usar revestimentos especiais que favorecem a ventilação natural.
Já quando o assunto é estilo e decoração, a casa container pedia um décor industrial, o que os moradores garantem: não foi um problema.
Segundo Danilo seu único arrependimento é não ter ousado mais, “hoje acho que poderíamos ter usado menos revestimento e deixado mais partes da estrutura a mostra”, afirma o arquiteto que desenvolveu todas as técnicas para execução do projeto do zero e hoje é um especialista no assunto que já finalizou cerca de outros10 projetos do tipo.
Fonte: CASAVOGUE